sábado, 25 de julho de 2009

A internet pode ser uma ótima ferramenta para comunicar-se com milhares de pessoas, mas não deve substituir os relacionamentos da vida concreta

Junto com todas as facilidades e praticidades, a internet trouxe uma contraditória situação à vida moderna: ao mesmo tempo em que aproxima tantas culturas, países e indivíduos através de sites e redes sociais on-line, afasta as pessoas dos relacionamentos da vida real. Será que os abraços virtuais vão tomar o espaço das relações “olho no olho”?

Isolamento e impessoalidade poderão ser resultado dessa substituição se a ferramenta for mal utilizada. De acordo com reportagem da revista Veja sobre redes sociais on-line, sociólogos, antropólogos e psicólogos concluíram que as redes sociais na internet não preenchem “as necessidades afetivas mais profundas” dos homens. Ou seja, a solidão permanece mesmo com milhares de amigos virtuais.

Além de as relações pela internet não atenderem as demandas emocionais mais intensas de quem as busca com a intenção de fazer amizades, existe o risco de utilizar a ferramenta de forma exagerada. Isso pode agravar a sensação de solidão e provocar outras consequências, como:

• Mudança significativa dos hábitos diários objetivando ganhar mais tempo para conectar-se;
• Afastamento da convivência familiar e de amigos mais próximos;
• Diminuição das horas de sono para manter-se conectado por mais tempo;
• Redução da prática de atividades físicas, com o consequente aumento do sedentarismo.

Se bem usada, no entanto, a internet proporciona inúmeros benefícios ao homem, como acesso a informações e conhecimentos e possibilidade de comunicação. Até ajuda, de fato, a aumentar o número de amigos quando a relação ultrapassa a tela dos computadores e se materializa em encontros e experiências na vida real.

Preste atenção ao uso que você está fazendo dessa poderosa ferramenta que é a internet. Saiba tirar o melhor proveito dela quando necessário, mas lembre- se de aproveitar os momentos com sua família e amigos. Não deixe de viver. De verdade.
Fonte: Psiqweb e Revista Veja (08/07/2009).


CONECTE-SE AO MUNDO REAL.............................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário