quinta-feira, 6 de maio de 2010

Conheça os setores que prometem movimentar o mercado em 2010

O ano de 2009 foi da imprevisibilidade. Todo mundo aguardando o que ia acontecer. Foi um ano difícil para o trabalhador. Muitas empresas fizeram mudanças e em alguns casos, as mudanças implicaram em demissões. O primeiro semestre foi o período de mais impacto no mercado de trabalho.

E 2010 começa com a palavra otimismo. Por isso, atenção para as áreas que mais devem se destacar este ano:

- Serviços;
- Os setores financeiro;
- Comercial;
- Tecnológico;
- Áreas de exatas;
- Recursos humanos.

Engenharia, por exemplo, é uma dessas carreiras. Principalmente por causa dos investimentos para as obras da Copa do Mundo, de 2014, e Olimpíadas, de 2016. É que falta mão de obra no mercado brasileiro.

Um estudo mostrou que no ano de 2006 havia seis engenheiros para cada 100 pessoas economicamente ativas. Nos países desenvolvidos esse número variava de 12 a 18 engenheiros. Mesmo agora com investimento no mercado nacional, o problema continua.

No Espírito Santo o mercado da construção civil está bem aquecido. São 30 mil imóveis em construção e 70% já estão vendidos. Muitas construções, muitos empregos. Engenheiros, arquitetos, pedreiros, carpinteiros têm vaga de sobra no estado.

“Nós estamos otimistas que não vai faltar emprego. Desde a área do engenheiro, do técnico, do profissional mais de base. Espírito Santo vai gerar muito emprego nesse próximo ano. Uma obra da construção civil, edificação, leva uns dois anos para ser construída. Nesta fase, ela consome profissionais diversos. Na primeira fase é o carpinteiro, armado, depois o pedreiro, pintor. Esse ciclo vai gerando sempre uma garantia de emprego e segurança para o trabalhador”, diz Pedro Zamborline, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil/ES.

Para quem está procurando emprego, boas oportunidades já surgem na área industrial. 2010 começou numa produção acelerada, principalmente nos setores de vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos.

Esse otimismo foi comprovado no resultado de uma pesquisa feita com mais de 700 empresas. 70% dos entrevistados afirmaram que esperam aumentar o faturamento em 69% este ano e 40% dos empresários ouvidos querem contratar mais nos próximos meses.

É o que esperam os donos de uma fábrica de eletrodoméstico no interior da Bahia. Os pedidos aumentaram tanto que os funcionários nem tiveram folga no fim do ano para dar conta da produção.

Numa fábrica de eletrodoméstico em Conceição do Jacuípe, a 90 quilômetros de Salvador, gera cerca de 1.000 empregos diretos. Em 2009, cresceu cerca de 34% e pretende crescer neste ano, pelo menos 10%. O pique na área de produção é tão grande que até mesmo as férias coletivas foram adiadas para que a empresa dê conta de todos os pedidos feitos no mercado. Segundo os diretores, mais contratações estão a vista.

“Significa aproximadamente 100 funcionários novos. Vão ocupar as áreas de produção, centro de distribuição”, explica Gerson Ciafreilf, diretor da fábrica.

Para quem ficou de fora do mercado de trabalho no ano que passou, é bom se mexer e lembrar que 70% dos profissionais são recolocados através da rede de contatos.

Vai aÍ então um conselho: faça um planejamento. Reveja também quais são os seus pontos fortes e fraco e aí, vá em busca de um emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário