sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Conheça algumas razões para as pessoas ficarem pouco produtivas na vida profissional

Sentir-se cansado no trabalho e pouco produtivo é uma realidade cada vez mais comum no mundo de hoje e relatada por diversas pesquisas sobre o tema. Apesar de o stress ser apontado como o principal vilão deste cenário, a forma de usar o cérebro pode ser a grande explicação, como mostra o recém-lançado livro Brainconomics – descubra suas habilidades e maximize sua eficiência (Ed. Atheneu).

Unindo teorias de neurociência e gestão, o médico oncologista Auro Del Giglio mostra no livro que a fadiga no trabalho pode ser evitada poupando energia cerebral nas atividades profissionais. Isso é possível quando as pessoas focam nas habilidades que dominam e não se atentam às suas fraquezas.

— É comum as pessoas visarem aprimorar seus pontos fracos, o que não está correto. Quando tentamos fazer o que não dominamos, gastamos uma enorme energia cerebral que poderia ser usada para aprimorar nossos pontos fortes. Isso causa um desperdício de energia e um cansaço nas atividades profissionais — afirma Auro Del Giglio.

Por sabermos fazer melhor, também gostamos mais — demonstra o pesquisador — o que motiva e dá mais energia para o trabalho e as atividades diárias.

Conduzindo equipes melhores

Diferenciar as equipes de acordo com seus pontos fortes é primordial para o gestor, afirma o autor.

— Um líder que consegue constituir equipes que privilegiem os pontos fortes de seus integrantes para a execução das tarefas será mais efetivo e terá resultados mais promissores, minimizando o cansaço e a desmotivação dos seus colaboradores — explica.

Dicas para não se sentir cansado no trabalho

:: Procure trabalhar com o que sabe fazer

:: Ao focar nos seus pontos fortes, terá mais prazer na atividade e menos cansaço

:: Não perca tanto tempo tentando aprimorar suas fraquezas. Aceite-as

:: Equilibre sua vida pessoal e profissional

:: Inclua estratégias para maximizar o tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário