quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Só um grande clube tem!!!!!

Entenda o processo de certificação

Este certificado foi conquistado após auditoria realizada nos dias 08 e 09 de novembro, durante preparação e realização do jogo do Internacional contra a equipe do Ipatinga pelo campeonato brasileiro. A ISO 9001 é uma norma editada pela Organização Internacional para a Normalização e fornece as regras para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Além de atender aos requisitos estabelecidos através da norma ISO 9001, para que uma organização receba o certificado de qualidade, ela precisa demonstrar que realmente busca constantemente satisfazer os seus clientes, que está sempre melhorando seus processos, que possui uma infra-estrutura e ambiente adequado e que proporciona o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Embora cada vez mais a ISO 9001 seja uma norma difundida entre as empresas e conhecida pelo público em geral, o percentual de empresas certificadas no Brasil não passa de 0,2% das empresas registradas no país. Com a sua certificação, o S.C. Internacional passa fazer parte deste seleto grupo de empresas e passa a ser o único clube de futebol atualmente certificado no Brasil.

A definição do escopo

O escopo desta certificação abrangeu a recepção e atendimento ao sócio e torcedor em geral (Operação de Estádio Esportivo). A escolha deste escopo visa exatamente atingir todo o serviço oferecido pelo clube que é diretamente percebido pelo seu cliente, “o torcedor”. Uma vez definido este escopo, foi feito um direcionamento dos trabalhos de forma a mapear os processos que compõem este escopo e a partir daí iniciou-se todo um trabalho de desenvolvimento de procedimentos, realização de treinamento de capacitação de todos os colaboradores envolvidos e definição de melhorias de infra-estrutura e organização que se fez necessário.

Do início da implantação do sistema até a realização da auditoria de certificação, foram sete meses de trabalho, o que representa um tempo curto em se tratando da implantação de um sistema de qualidade, especialmente quando se trata de um sistema tão específico, uma vez que não temos atualmente nenhuma certificação para este ramo de atividade no país e portanto não existia nenhum modelo de benchmarking para pesquisa ou troca de informações.

Embora o prazo representasse um grande desafio, o sucesso somente foi obtido porque não se tratou de uma decisão impensada, na verdade a decisão de buscar a certificação não surgiu do dia para a noite, ela surgiu como conseqüência de um trabalho de reestruturação do clube que foi iniciado em 2002. Neste período muitos foram os investimentos que trouxeram melhorias e resultaram em um grande crescimento do clube, este crescimento se refletiu não só dentro dos campos, onde o clube chegou ao título máximo almejado por qualquer clube de futebol, o título de campeão do mundo FIFA, mas também se refletiu num grande desenvolvimento estrutural e administrativo, prova disso que chegou este ano a um número expressivo de mais de 80.000 sócios. Tudo isto habilitou o Internacional a buscar uma maneira de consolidar todo este trabalho e garantir que toda esta base ficasse sistematizada no clube para sempre, e aí surge então a idéia de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001.



Inter é o único clube do Brasil com a certificação

A certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade deve ser comemorada por todos como se fosse a conquista de uma taça de campeão, por se tratar de um clube de futebol fica difícil não se fazer uma analogia desta, a diferença no entanto é que esta conquista não foi obtida pelo time de futebol, foi obtido pelo time de gestão, um time formado na sua maioria por pessoas muito simples, pessoas que mostraram uma raça extraordinária durante toda a etapa de implantação e principalmente na reta final e decisiva da certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário