quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Algumas definições sobre qualidade

Diferenças na qualidade equivalem a diferenças na qualidade de alguns elementos ou
atributos desejados (ABBOTT, 1955).
Qualidade é o melhor possível, sob certas condições do consumidor. Estas condições
são referentes ao uso real e ao preço de venda do produto (FEIGENBAUM, 1961).
Qualidade é o grau de ajuste de um produto à demanda que pretende satisfazer
(JENKINS, 1971).
Qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim a que se destina (EOQCOrganização
Européia de Controle da Qualidade, 1972).
Qualidade é o grau específico em que um produto específico se conforma a um projeto
ou a uma especificação (GILMORE, 1974).
A qualidade é o grau com o qual um produto específico atende às necessidades de
consumidores específicos (GILMORE, 1974).
Qualidade é a melhor forma para atender às condições do consumidor (Palmer, 1974).
Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a
um custo razoável (BROH, 1974).
A qualidade não é pensamento, nem matéria, mas uma terceira entidade, independente
das duas. Ainda que a qualidade não possa ser definida, percebe-se que ela existe
(PIRSIG, 1974).
Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações (CROSBY, 1979).
A qualidade é uma condição de excelência, significando que ao usuário distingue a
boa da má qualidade. A qualidade é atingida quando o padrão mais elevado está sendo
confrontado com outro, pior e mais pobre (TUCHMANN, 1980).
Qualidade refere-se às quantidades de atributos inestimáveis contidos em cada unidade
de atributo estimado (LEFFLER,1982).
Qualidade é aquilo que, às vezes, manifesta-se no momento do uso, mas também dá
satisfação do ponto de vista estético, até mesmo ético, quando temos a sensação de que
o produto corresponde ao que se esperava e que não fomos enganados em relação à
mercadoria (TEBOUL, 1991).
A qualidade não diz respeito a apenas um produto ou serviço específico, mas a tudo o
que a organização faz, poderia ou deveria fazer para determinar não só a opinião dos
seus clientes imediatos ou usuários finais, mas também a sua reputação na
comunidade, em todos os seus aspectos (HUTCHINS, 1992).
Qualidade é a característica que faz que um produto seja projetado e fabricado para
executar apropriadamente a função designada (ROTHERY, 1930).
Qualidade é o atendimento à finalidade a que o produto se destina, o que significa que
a qualidade é vista como o atendimento aos requisitos, às necessidades ou aos desejos
fixados pelo consumidor (HARVEY;GREEN, 1993).
Qualidade em produtos e serviços pode ser definida como a combinação de produtos e
serviços referentes a marketing, engenharia, produção e manutenção, através dos quais
produtos e serviços em uso corresponderão às expectativas do cliente
(FEIGENBAUM, 1994).
A definição da qualidade se divide em quatro adequações, ou níveis da qualidade, a
saber: adequação ao padrão (o produto deve estar adequado ao padrão estabelecido, ou
seja, o produto deve fazer aquilo que os projetistas pretendiam que ele fizesse);
adequação ao uso (o produto deve satisfazer às necessidades de mercado, ou seja, deve
ser utilizado da maneira como os clientes querem utilizá-lo); adequação ao custo
(produto com alta qualidade e custo baixo, ou seja, produto com o máximo de
qualidade a um custo mínimo) e adequação à necessidade latente (o produto deve
satisfazer às necessidades do cliente antes que os clientes estejam conscientes dela,
podendo assim proporcionar um monopólio pela empresa por um curto período de
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tempo) (SHIBA;WALDEN, 1997).
Qualidade é simplesmente fazer o que havíamos dito que iríamos fazer; dar ao cliente
(tanto interno como externo) exatamente o que ele pediu (CROSBY, 1999).
Qualidade não é algo que o fornecedor coloca num produto ou serviço, mas algo que o
cliente obtém e pelo que paga. Os clientes pagam apenas por aquilo que lhes é útil e
lhe traz valor. Nada mais constitui qualidade (DRUCKER, 1999).
Qualidade enquanto ajuste aos fins a que se destinam os produtos é um dos possíveis
critérios mensuráveis para estabelecer se a uma unidade do produto que atende ao
objetivo a que se propõe (CAMPBELL; ROZSNYAI, 2002).
A qualidade é um conceito no qual se concretiza o esforço para atender padrões
usualmente aceitos, como aqueles definidos por organismos de normalização ou
credenciamento, tendo como foco o processo em andamento na organização ou o
programa que foi estabelecido, considerando-se sempre, objetivos e missão da própria
organização (VLÃSCEANU et al., 2004,p. 47).
Qualidade é adequação ao uso (JURAN; GRYNA, 1991).
Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma
confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do
cliente (CAMPOS, 1989).

Fonte: Adaptado de Paladini (2009).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Planejamento é uma bússola para atingir as metas

Neurocientista explica que há uma diferença de tempo entre o pensar e o agir que precisa ser superada

Como definir as metas certas? Para a filósofa e mestre em neurociência Bárbara Sinigaglia, é difícil falar de certo e errado, mas é possível falar de coerência. É preciso ser coerente com o que se está vivendo para definir o que é necessário manter, aperfeiçoar ou mudar no que se está vivendo.

— Há uma diferença de tempo entre a capacidade de pensar e a capacidade de agir, por isso as pessoas acabam perdendo a energia para colocar suas metas em prática — explica Bárbara.

A especialista comenta que algumas técnicas favorecem a superação dessa diferença temporal. São atividades voltadas à imaginação, concentração, e, principalmente, planejamento.

— O planejamento é uma bússola para não esquecer das metas e não desistir de alcançá-las, tendo a clareza do que é preciso fazer para atingir os objetivos — define.

Passo a passo

Bárbara destaca que é preciso discernir metas imediatas, de curto, médio e longo prazo.

— Temos um ano inteiro para distribuir nossas metas, se desconfiamos que é muito difícil atingir um objetivo e desistimos nos primeiros meses, está faltando capacidade de planejar — afirma.

Conforme a especialista, a preocupação e a tensão atrapalham a caminhada. O planejamento fornece tranquilidade para que se possa manter a energia para cumprir as metas e também para redirecionar o plano, se for necessário.