quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Saiba Como Estudar

I. INTRODUÇÃO
1. Estude mais a disciplina que você tem mais dificuldade.
2. Não engane a si próprio, dizendo-se pouco inteligente ou que a disciplina é difícil. Isto às vezes é um recurso inconsciente para livrar-se da responsabilidade de estudar. Enfrente as dificuldades lembrando-se de que todo estudo requer esforço.
3. Quando mais independente você ficar do professor, maior seu progresso intelectual. Não recorra a ele senão quando for impossível resolver sozinho o problema. Na vida você não terá professor. Bom professor não é o que trabalha por você, mas o que o estimula a trabalhar.

II. PREPARAÇÃO
1. Organize um horário não só de repouso, mas de todas as suas atividades (estudo, divertimento, trabalho, repouso etc). Olhe sempre para este horário e considere-o como um desafio a você mesmo.
2. Verifique se tem à mão tudo de que irá precisar: lápis, régua, dicionário, livros, papel.
3. Coloque todos os seus trabalhos, esquemas e esboços já feitos sobre a matéria que estiver estudando. Isso mostrará seu progresso e poupará trabalho. Quando reler, depois de meses, tudo lhe voltará à mente, apesar de aparentemente esquecido.

III. ESTUDO
1ª Fase:
1. Na primeira fase, para superar a dispersão psicológica e eliminar os interesses anteriores, faça algo decisivo: leia alto, escreva, resolva os exercícios mais fáceis, até “esquentar o motor” (obter concentração).
2. Antes da tarefa, resolva consigo mesmo, o que deseja conseguir: ter idéias gerais sobre o assunto? Resolver o problema? Colher informações? Aperfeiçoar um conhecimento? Fazer um esquema? Comparar opiniões ou informações? Se você não sabe o que vai fazer, ficará batendo e nada conseguirá.
3. Comece o estudo procurando ter uma “visão de conjunto” global. Vá até o fim da lição sem se preocupar com detalhes que não tenha entendido. Faça depois um resumo do que conseguiu captar.
4. Agora comece a separar – detalhadamente – o que você já sabia do que não sabia. Veja se relembra fatos que confirmam ou contradigam o que está lendo. Isto é o que se chama “amarrar o novo no antigo”. Se não fizer isso, a nova aprendizagem fica “boiando” na mente e facilmente se perde.
2ª Fase:
1. Você está agora na fase analítica: não deixe frases e períodos sem compreensão integral. Até para memorizar um texto é necessário à compreensão. Somente um papagaio decora sem compreender.
2. Experimente agora a seguinte técnica: Faça um questionário para você mesmo responder. Faça um questionário minucioso. Responda às suas próprias perguntas. Verá que, muitas vezes, o que parecia claro não está bem compreendido como supunha.
3. Faça desenhos, diagramas, esboços, do assunto. A visualização facilita enormemente a compreensão e ajuda a fixação.
4. Se você souber comparar, mostra que é inteligente e sabe estudar. É procurando semelhanças e diferenças que a gente aprende e descobre soluções. Compare sempre.
5. Não se preocupe em memorizar nada nesta fase. Garanta apenas a perfeita compreensão e você verá, com a memorização surge como um “subproduto” da tarefa que acabou de executar.
3ª Fase:
1. Chegou a hora da síntese. A hora de procurar as leis que regem o fenômeno. Procurar os Princípios, as Causas, e finalmente, estabelecer os pontos chaves e as conclusões. Regras, definições, esquemas, diagramas, são sínteses. Elimine de sua investigação tudo que não for fundamental. Retire os exemplos e digressões. Fique apenas, com as orações principais.
2. Quando o professor usa a síntese para ensinar, poupa o aluno da análise. Mas apenas a síntese feita pelo próprio aluno (partindo de uma pesquisa analítica), faz com que ele aprenda.
3. Estudar é, pois, ir ao global, e através da análise (pesquisa e investigação), chegar à síntese. Ninguém poderá fazer isso por você com real proveito.
4. Agora faça o controle, veja se sabe aplicar o que você pensa que aprendeu. Não se trata de repetir e sim de aplicar em novas situações por generalização (um caso mais difícil), ou por transferência (um caso diferente).
5. Às vezes você pode pensar que não está aprendendo, apesar do esforço que fez. É ilusão. A aprendizagem está sendo acumulada no inconsciente. Quando você menos esperar, ela jorrará como uma fonte cuja existência não era suspeitada (desde que você esteja se esforçando, naturalmente).

OBSERVAÇÕES GERAIS:
1. Longos Períodos de estudo não adiantam. Divida o período em etapas adequadas. Assim, passar a noite estudando em véspera de prova é absolutamente improdutivo, ainda que pareça o contrário; o resultado final é sempre negativo.
2. Não esqueça que quando você não consegue aprender alguma coisa não é por falta de inteligência: é que aprender algo que irá servir de base à nova aprendizagem. Procure saber o que é, e desaparecerá a dificuldade.
3. Não seja muito tímido nas aulas. Quando não entender, faça perguntas.
4. Depois de estudar a matéria, procure debate-la com um colega (se tiver o hábito de estudar sozinho). O debate é uma forma excepcional de aprendizagem.
5. Não engane a si próprio: Controle os resultados do seu estudo. Não estude de modo dispersivo. Depois de cada momento verifique se aprendeu. Faça de conta que são duas pessoas: “Você” que aprendeu e “Você” que verifica a aprendizagem.
6. Estudar em grupo talvez seja a melhor maneira de estudar. Mas para isso, há necessidade de que o grupo esteja realmente disposto a estudar; não pode haver dispersão de atenção, bate-papo. O grupo tem que ser coeso, responsável, bem intencionado.

Formatura...

Tempo de muita labuta aos anos dedicados, ao aprendizado quisto durante uma longa jornada de muito esforço e dedicação para desenvolver, adquirir e lapidar conhecimentos e habilidades, agora que venham as merecidas conquistas e vitórias.