terça-feira, 28 de abril de 2009

Dez maneiras de manter a mente afiada






Que nossas juntas e nossos músculos vão perdendo a força enquanto envelhecemos é aceitável. Mas passar por essa situação com redução da nossa capacidade mental é algo impossível de ser tolerado.
Confira dez maneiras, comprovadas pela ciência, de manter sua mente afiada:

10. Provoque seu cérebro – seja com sudoku, quebra-cabeças e outros desafios para o cérebro, esse tipo de exercício, acredita-se, deixa sua mente em forma. Mas isso não foi comprovado pela ciência. O que sabemos é que a falta de estudo é uma das razões que causa o declínio mental. Quanto mais você tenta aprender, menores são suas chances de ter um cérebro “lento” na velhice. A chave para isso é tentar compreender novidades, sentir o desafio do desconhecido. Você se sente mais desafiado montando um quebra-cabeça novo do que aquele que já montou e desmontou várias vezes.

9. Não use suplementos – os suplementos estão em uma má fase, ultimamente. As vitaminas, de acordo com os cientistas, são, na maioria das vezes, um gasto sem motivo de dinheiro. Pílulas que dizem melhorar a capacidade do cérebro, como ginko-biloba e melatonina podem ir direto para o lixo. Isso porque, apesar de suas origens “naturais”, elas não estão livres de efeitos colaterais, como alta pressão sanguínea, problemas digestivos, problemas de fertilidade e depressão. E, entre indivíduos saudáveis, essas pílulas oferecem os mesmos benefícios do que um placebo.

10 maneiras de ficar mais inteligente
8. Relaxe - o stress pode ser um grande inimigo de uma mente saudável e ágil. Ele faz com que substâncias químicas nocivas ajam sobre áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que um estilo de vida balanceado, cheio de atividades relaxantes, como yoga e artesanato, podem atrasar a perda de memória característica da velhice, reduzindo o stress.

7. Coma peixe – algumas teorias creditam a evolução mental dos humanos a uma dieta rica em peixe. Nesse tipo de carne há essenciais ácidos graxos, como ômega 3, que são necessários para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, sabe-se que também são benéficos no tratamento contra a depressão.

6. Tome seu cafezinho – evidências cada vez maiores sugerem que o hábito de ingerir cafeína pode proteger o cérebro. A substância aumenta a capacidade cognitiva e seus consumidores tem menos chance de desenvolver o mal de Alzheimer. Na verdade, ainda não está claro se os benefícios vêm da cafeína ou de outros antioxidantes presentes no café – mas os cientistas confirmam que é sempre bom tomar o cafezinho, seja no trabalho ou em casa.

As 10 melhores maneiras de parecer mais inteligente
5. Sono de beleza – quando dormimos e sonhamos, as memórias são selecionadas. Algumas são descartadas e outras ficam em nossa lembrança. Quando não dormimos, ou quando não dormimos bem, proteínas bloqueiam as sinapses (parte dos neurônios que fazem a ligação com outros, associando as lembranças) e fica mais difícil aprender novas coisas e até mesmo pensar.

4. Cuide de seu corpo – as doenças que podem ser prevenidas – como diabetes do tipo II, obesidade e hipertensão – também afetam seu cérebro. Essas doenças estão conectadas com falhas no sistema cognitivo de nossos cérebros. Cuide de sua saúde física que sua saúde mental também estará bem.

3. Observe sua dieta – tanto muitas quanto poucas calorias podem atrapalhar as funções básicas de seu cérebro. Dietas extremas podem levar a distração, confusão e perda de memória.

2. Coma bem – uma dieta de baixa glicemia (muitas fibras, com quantias moderadas de gorduras e proteínas) é consumida pelo corpo de forma mais lenta do que as dietas de alta glicemia (doces). É preciso manter um ritmo normal na digestão, para que a energia transmitida ao cérebro seja a mais constante possível.

Calvície: 3 tratamentos do futuro
1. Faça alguma coisa! – cientistas começam a achar que exercício aeróbico pode ser a coisa mais importante para a manutenção de um cérebro ativo e saudável. Para manter sua mente em forma, o ideal é, no mínimo, meia hora de atividades físicas todos os dias.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Competências Pessoais

Capacidade de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões; Capacidade de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas; Capacidade de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos; Capacidade de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade; Capacidade de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria; Capacidade de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade; Capacidade de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade; Capacidade de compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade; Capacidade de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Método do tijolo para contratação de funcionários

O método consiste em:
1-Colocar todos os candidatos num galpão
2-Disponibilizar 200 tijolos para cada um.
3-Não dê orientação alguma sobre o que fazer.
4-Tranque-os lá.

Após seis horas, volte e verifique o que fizeram.
Segue a análise dos resultados:

1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 - Os que espalharam os tijolos são engenheiros.
4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de
entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação Controle de
Produção.
5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em
Operações.
6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.
7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando
montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos
Recursos Humanos.
9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a
concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são
vendedores natos.
10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.
11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito,
são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando
que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com
muito respeito e coloque-os na Diretoria.
13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de
Marketing.
14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são advogados,
encaminhem ao Departamento Jurídico.
15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma porcaria, sem
identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na
Qualidade.
16 - Os que começarem a chamar os demais de 'companheiros' , elimine-os
imediatamente antes que criem um sindicato.

Atenciosamente,

Psicólogo Chefe